10 ilusões de ótica que vão ”bugar” seu cérebro

0
297

Se você acompanhou as redes sociais na noite desta quinta feira (26), você deve ter esbarrado em algum momento com a foto de um vestido azul com preto (ou seria dourado e branco?) circulando pela sua timeline. Isso porque a internet entrou em colapso com a imagem divulgada pelo site BuzzFeed, que fazia uma enquete sobre que cor as pessoas enxergariam na imagem. Para mais de 70% das pessoas que clicaram na enquete, ele é branco e dourado. Mas muitas pessoas o viam claramente como preto e azul. Isso gerou uma discussão absurda no Twitter, Facebook e afins, e formaram-se times de acordo com a afinidade visual.

Vestido azul e preto
Foto: divulgação

Mesmo com toda a discussão sobre a cor do vestido, a verdade é que ele, realmente, é azul e preto. Mas a ciência explica o porquê de várias pessoas terem enxergado a cor branco e dourada. O fenômeno é razoavelmente conhecido como “ilusão de luminosidade” e um caso clássico de ilusão de ótica.

Em tese, isso acontece porque o olho humano foi adaptado para enxergar com a luz natural. E nós estamos o tempo todo “descontando” a variação de cor da luz solar, do alaranjado pela manhã, ao dourado do meio-dia, ao azulado-lilás de tardinha, para tentar formar algo próximo da cor real. “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, disse Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA, que estuda a visão, ao portal Wired.

Finalizando, se você observar este vestido com outro fundo, com a exposição ligeiramente melhor calibrada, provavelmente o verá preto e azul, e é basicamente isto que acontece com a nossa visão e que nos faz enxergar branco e dourado.

Abaixo, confira outras ilusões de ótica que vão fritar sua cabeça:

Essa imagem está congelada ou ela não para de se mover?

Ilusão de ótica

Concentre-se no ponto central e faça as manchas rosas desaparecerem.

ilusao-de-otica-2

O círculo laranja da esquerda é menor do que o da direita, certo? Errado! Ambos possuem o mesmo tamanho.

ilusao-de-otica-3

Parece que as linhas horizontais estão tortas, mas não, elas estão retinhas.

ilusao-de-otica-4

As pedras dançarinas

ilusao-de-otica-5

Tapete ultra realista

ilusao-de-otica-6

Grãos dançarinos

ilusao-de-otica-7

Viagem maluca

ilusao-de-otica-8

Tente parar as bolas

ilusao-de-otica-9

PUBLICIDADE