Terceira Guerra Mundial está começando.

0
409

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o ataque de mísseis na Síria aumentando a tensão entre o governo do país e da Rússia. O episódio aconteceu em resposta a outro ataque anterior, em que o ditador Bashar Al-Assad lançou armas químicas numa cidade controlada por rebeldes na Síria.

Trump ordenou que dois navios atirassem 59 mísseis em direção a uma base militar na região. O Reino Unido apoiou a atitude – que destruiu completamente a base e mataram militares e civis –, chamando a resposta de “apropriada”, em razão do alto número de morte causado no ataque químico.

Sabendo que o movimento era arriscado, o Pentágono deu prioridade a avisar os russos antes de realizar o ataque. O presidente russo, Vladimir Putin, tem mais de 4 mil tropas na Síria em apoio a Assad.

Agora, a tensão que surge na relação entre duas das maiores potências militar do mundo preocupa. Será que estamos perto do início da Terceira Guerra Mundial?

Uma das coisas mais assustadoras sobre um novo conflito global é como ele pode se tornar mais perigoso e sofisticado do que as grandes guerras anteriores, graças a técnicas avançadas e inovadoras. A guerra poderia acontecer em alguns espaços não tomados durante outros conflitos, como o ciberespaço ou o próprio espaço sideral.

Em meio a tantos cenários, quem venceria a guerra?

Talvez seja uma pergunta impossível de se responder com certeza, mas somente com base no arsenal e na tecnologia disponíveis, é seguro apostar que os Estados Unidos teriam mais chance de sair com a vitória. É o único país em posse de jatos de quinta geração – 187 F-22s e F-35 em fase de teste. Enquanto isso, a Rússia está desenvolvendo um jato de furtividade e a China trabalhando em outros quatro.

Será que estamos mesmos próximos de um conflito inevitável? O que você acha do cenário político em que estamos vivendo?

PUBLICIDADE